28.11.12

Order of Release

O quadro de Millais, Order of Release, que pode ser visto na Tate Britain, é das pinturas mais expressivas que já tive o deleite de apreciar ao vivo. Todo o peso e responsabilidade se encontram na figura feminina. Note-se a fragilidade e o cansaço da figura masculina que busca, e encontra, todo o apoio e força na mulher. É uma pintura extraordinária. Desconhecia-a por completo e qual não foi o meu espanto quando me deparei com ela na Tate Britain.


John Everett Millais, Order of Release
"se disserem que ainda estamos vivos como havemos de negá-lo?"

in Os Dias da Serpente, Joaquim Pessoa

27.11.12

Cardinal and Nun



O provocador Schiele pintou este quadro 5 anos após Klimt ter criado O Beijo. Tudo o que é positivo no quadro de Klimt tem um tom macabro e violento neste quadro de Schiele. A pintura pode ser apreciada no Leopold Museum  no Bairro dos Museus em Viena.

24.11.12

Ophelia

Ophelia, 1851-1852 - Sir John Everett Millais

Ophelia é uma das personagens de Hamlet de William Shakespeare. Neste quadro de John Everett Millais vemos a jovem após o seu afogamento num rio na Dinamarca. O quadro pode ser apreciado na Tate Britain em Londres.

23.11.12

The Lady of Shalott

Este quadro de John William Waterhouse teve três versões: em 1888, 1896 e 1916. Retrata uma das figuras mais emblemáticas da lenda arturiana: a Dama do Lago. Alfred Tennyson escreveu duas versões do poema The Lady of Shalott: uma em 1833 e outra em 1842. O quadro pode ser apreciado na Tate Britain em Londres.