30.6.13

Van Gogh - Self portrait with a pipe

 
Self portrait with a pipe, Vincent Van Gogh (December 1888 - May 1889)

Parte da orelha cortada resultou de ataques de alucinações sofridas pelo artista, julga-se, derivadas de epilepsia e/ou esquizofrenia. Há uns anos numa das minhas turmas de 7.º os alunos tiveram como tarefa de escrever a biografia de Van Gogh e este episódio em particular impressionou-os muito.

24.6.13

Gato e Pássaro

O suíço Paul Klee foi um dos pintores que descobri no meu ano de estágio e cujas pinturas usei em sala de aula. Esta curiosamente não foi uma delas. O tema agrada-me: gatos. O estilo de Klee abarca o cubismo, o expressionismo e o surrealismo.


Paul Klee - Gato e Pássaro

23.6.13

O Grito

 


O extraordinário O Grito de Edvard Munch é um dos quadros mais emblemáticos do expressionismo. Todo o desespero e loucura estão contidos nas cores fortes e na figura central retratada. Trata-se de um grito, de um pedido de ajuda, de uma fuga à realidade, tudo magistralmente captado pelo pincel do atormentado Munch. Este é um dos meus quadros preferidos desde há largos anos. Em 1998 comprei uma reprodução em postal na Withworth Art Gallery em Manchester que tive durante anos afixada na minha cama de solteira. Hoje em dia julgo ter a reprodução guardada numa caixa, à espera que a soltem para de novo se libertar através de um grito.

22.6.13

o Eros da amizade

"O eros da amizade não precisa do corpo... longe disso, incomoda mais do que excita. Porém, não deixa de ser Eros. Eros está no fundo de todos os afectos, de todas as relações humanas."

in As velas ardem até ao fim, Sándor Márai